quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Notícias do trabalho da ADRA-Albânia

Centro educacional da ADRA integra crianças ciganas na sociedade albanesa

Escola para estudantes carentes ensina a ler e escrever




A ADRA está propiciando educação para crianças ciganas que enfrentam barreiras linguísticas e educacionais. As crianças muitas vezes têm elevados índices de desistência no sistema de escolas públicas da Albânia. [foto da ADRA]

Crianças carentes do primeiro ao terceiro grau na Albânia estão aprendendo a língua oficial albanesa e aprimorando suas habilidades de leitura e escrita num centro educacional que objetiva especificamente alcançar a tribo nômade de ciganos.

O centro, estabelecido pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), visa a ajudar crianças ciganas da comunidade próxima de posseiros a se integrarem com êxito ao sistema de escola pública.

"Este foi um projeto de monta da ADRA, uma vez que esta é a primeira escola na Albânia designada especificamente para os ciganos", declarou Lamar Phillips, diretor da ADRA na Albânia.

A contínua exclusão das comunidades ciganas por toda Albânia está criando significativos abismos e deficiências em educação para milhares de crianças, um problema que é complicado pela extrema pobreza e poucas oportunidades de desenvolvimento, declaram oficiais da ADRA.

O centro também propicia duas refeições por semana para cada criança matriculada no programa. Funcionários da ADRA disseram que as refeições causam impacto positivo na frequência escolar, além de acrescentar alimentação nutritiva para as crianças.

Fundos da ADRA da Itália têm permitido a aquisição de novas carteiras escolares, bancos e suprimentos educacionais básicos.

O centro foi construído em Tirana, capital da Albânia, em 2004. As crianças que assistem às aulas no centro vêm da comunidade próxima de posseiros em Fushë Kruja.

Projetos semelhantes a este são essenciais para o futuro desenvolvimento dos ciganos, pois poucas crianças ciganas frequentam a escola e, consequentemente, poucas conseguem ler ou escrever na língua albanesa, explicou Phillips. As que permanecem na escola muitas vezes enfrentam isolamento de atividades sociais e acadêmicas, da parte tanto de professores quanto de estudantes, aduziu Phillips.

O departamento de educação de Kruja tem feito parceria com a ADRA desde 2006 para propiciar verbas para o centro de ciganos, tornando-a uma extensão do sistema de escolas locais.

Verbas adicionais são concedidas pelo Departamento de Educação da Albânia, a União Italiana da IASD e doadores individuais.

Para maiores informações sobre atividades da ADRA, visite www.adra.org.


(Notícias extraída de http://news.adventist.org/data/2009/1234283727/index.html.pt)

Sem comentários: