segunda-feira, 27 de julho de 2009

Conhecendo melhor o desafio albanês

A Albanian Mission of Seventh-Day Adventists foi fundada em 1992, organizada em 1994 e re-organizada em 1999. Existem 3 Igrejas Adventistas na Albânia, embora não consegui confirmar as suas diferentes localizações, consegui sim perceber que o crescimento da Igreja Adventista na Albânia é muito lento.

Em 16 anos a missão adventista albanesa conta com apenas 309 membros, contudo grande parte dos membros são jovens entre os 25 e os 35 anos.

Podem confirmar esta informação aqui e podem conhecer mais sobre a Igreja Adventista em Tirana aqui, não se esqueçam de utilizar o tradutor automático do google. A localização da Igreja Adventista em Tirana é aqui.
















Esta lentidão do crescimento da Igreja Adventista na Albânia é compreendida no contexto da força que o islamismo tem nesta região. 84,4% dos habitantes deste país são muçulmanos.

Os Muçulmanos são os seguidores do Islão. Os muçulmanos acreditam que Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abrãao. Maomé foi um importante líder político árabe que viveu no início da idade medievel entre 570 e 632. Maomé não é considerado um ser divino, mas sim um homem consiliador que juntou diversas tribos islâmicas construindo o império islâmico.

Maomé não rejeitou completamente o judaísmo e o cristianismo. Em vez disso, ele clamava ter sido enviado por Deus para restaurar os ensinamentos originais destas religiões, que tinham sido corrompidos e esquecidos.

Existem 5 deveres básicos de cada muçulmano:
1- Recitação e aceitação do credo
2- Orar cinco vezes ao longo do dia
3- Dar esmolas
4- Fazer jejum no Ramadão
5- Fazer a peregrinação a Meca.

No próximo dia 1 de Setembro (data provável) quando chegarmos a Tirana temos que perceber que os homens e mulheres com quem vamos contactar têm tradições e visões da vida diferentes das nossas.

Só há uma língua universal... o amor. Se todos falarmos amorês certamente faremos a diferença na vida destas pessoas.

Sem comentários: