domingo, 6 de setembro de 2009

Sábado e Domingo - 5 e 6 de Setembro

Depois do primeiro impacto que tivemos ao enfrentar o duro trabalho nas obras, o fim de semana foi mais ao estilo do que estamos habituados a fazer... evangelismo de rua.

No Sábado de manhã, participamos no programa da Igreja Central de Tirana, onde alguns irmãos de outros locais de Albânia se juntaram a nós. O grupo português tem tido um papel muito importante no ânimo que consegue transmitir aos escassos 70 adventistas que existem na Albânia.






A situação da Igreja Adventista neste país é dramática, tendo-nos confessado uma das responsáveis da ADRA que há alguns Sábados atrás, apenas 1 irmão foi à principal Igreja Adventista na Albânia.



Por isso temos juntado esforços ao convidar os albaneses para as conferências que o Pr. Teófilo Ferreira tem dado num hotel aqui em Tirana. No Sábado à tarde o grupo juntou-se e autonomamente foi até ao principal parque urbano da capital entregar folhetos, convidando os albaneses a assistirem às conferências do teólogo português sobre o Islamismo e o Cristianismo.


Ainda durante o Sábado à tarde alguns elementos do grupo Laudare aqui presentes, saíram do centro de Tirana para cantarem para algumas crianças numa pequena vila na periferia da capital. O estilo clássico e algo erudito do Laudare foi espontâneamente encapotado numa vertente divertida e até infantil das suas músicas. O resultado foi a emoção e a participação das crianças albanesas nas músicas.




No Domingo, o dia foi reservado para viajar pelo país. Saímos de manhã bem cedo em direcção a Viora, um importante local turístico em Albânia, com praias sob cenários lindíssimos banhadas pela água quente do Adriático. No caminho para Viora, passamos pelas ruínas romanas de Apolonia, com mais de 2.000 anos de história.





6 horas de autocarro e 500Km de estrada, revelam a precariedade das vias de comunicação rodoviárias albanesas.

Estamos na recta final da nossa estada em Albana. O ânimo do grupo é grande.

Estamos a actuar em três frentes:
1. Construção da Escola e Clínica Adventista
2. Conferências com o Pr. Teófilo Ferreira
3. Apoio médico à população Albanesa.

Orem por nós!

P.S. Enquanto escrevia este artigo, sentimos um pequeno tremor de Terra, que foi sentido por todos aqui no quartel general da ADRA em Tirana. Foi um tremor forte, todos sentimos e até ficamos tontos. Não há danos materiais a registar, no entanto ouvimos agora algumas ambulâncias pelas ruas de Tirana.

O terramoto atingiu os 5.4 na escala de Richter.

3 comentários:

MissGarfield disse...

NOTA: A seguinte mensagem foi escrita pela classe de juvenis e adolescentes da IASD Braga, em resposta ao desafio da sua escola sabatina da semana passada de escrever uma nota de encorajamento a um missionário. Voces foram os felizes contemplados.

MissGarfield disse...

"Queridos e bravos soldados do exército de Deus:
Descobrimos que t~em sentido algumas dificuldades na frente da batalha, mas vamos mandar reforços. Vamos orar por voces pedindo a Deus que vos dê coragem e ânimo.
Cumprimentos da classe de juvenis e adolescentes
(Teresa, Junior, Alisson, Pedro e Tânia)

Anónimo disse...

quem me dera poder esta aí convosco...viver todas essa experiências :) Tenho a certeza que o mesmo Deus que nos conduziu em Timor está convosco neste novo projecto na Albania... Que vos utilize imensamente....Abraço Forte e Beijinhos Sebastião do Porto...orei por vós :)